Home Curso: Licenciatura em Física
Seg, 23 de Agosto de 2010 20:48
1. TURNO: Noturno

HABILITAÇÃO: Licenciatura em Física
GRAU ACADÊMICO: Licenciado em Física   -   PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 7 anos

2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá - Câmpus Regional de Goioerê - dedicar-se-á, preferencialmente, à formação e à disseminação do saber científico, quer na sua atuação no ensino escolar formal, quer no desenvolvimento de recursos para a educação científica.

3. HISTÓRICO DO CURSO

O Câmpus Regional de Goioerê foi implantado em 1992 com dois cursos de Graduação: Licenciatura Plena em Ciências (vinculado ao Departamento de Ciências / CCE) e Engenharia Têxtil (vinculado ao Departamento de Engenharia Têxtil / CTC). Respondendo a uma contínua demanda da comunidade regional por novos cursos, o Reitor nomeou um Grupo de Trabalho para elaborar propostas de projetos pedagógicos para cursos de graduação no Campus Regional de Goioerê (Portaria nº 1248/2007-GRE). Em 28 de maio de 2008 este Grupo apresentou como proposta mais viável o Curso de Licenciatura em Física, a ser oferecido pelo Departamento de Ciências.

A escolha por este curso foi motivada principalmente pela deficiência crônica de licenciados em física existente no Brasil, no Paraná e na Região de Goioerê. Em 2007, um trabalho sobre a escassez de professores no ensino médio, produzido da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação1, mostrou que a necessidade de professores de Física
no Brasil era de mais de 55 mil profissionais, e verificou que entre 1990 e 2001 (11 anos) Formaram-se 7.216 licenciados em Física. Portanto essa necessidade não poderá ser satisfeita com essa taxa de formação de professores. Considerando que o Paraná tem aproximadamente 5,5% da população brasileira, é possível estima a necessidade de professores de Física do estado em torno de 3000 profissionais. Segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2 (ENADE) realizado pelo Ministério da Educação (MEC) nos cursos de graduação de Física, em 2008 haviam 126 formandos em Física no Paraná, somando os bacharelados e os licenciados. Além deste número ser muito reduzido, ele é concentrado em apenas cinco cidades: Curitiba (53 formandos), Ponta Grossa (24 formandos), Maringá (23 formandos), Londrina (16 formandos) e Guarapuava (10 formandos). Quando se distribui esses formandos pelas dez mesorregiões que compõe o Paraná (figura 1) pode-se perceber que eles se concentram no leste, no norte e no sul do estado. No oeste paranaense não havia nenhum curso formando licenciados em físicos.

Atualizado em Ter, 24 de Agosto de 2010 09:40

Home Curso: Licenciatura em Física