Skip to content
Banner
  Home Projetos
PROJETOS DE PESQUISA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 19 de Abril de 2010 20:03

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO   

 

 ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA E DE CIÊNCIAS (Processo nº 2327/2010) 

Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

 Participantes:     Profª. Ms. Daliana Cristina de Lima Antonio  

                             Profª. Ms. Maria Estela Gozzi

                            Profª. Drª. Renata de Souza Panarari Antunes

 Vigência: 01/04/2010 a 31/03/2016 

 Objetivos Geral:

-Desenvolver estudos sistemáticos sobre as práticas pedagógicas vigentes e propor inovaçõesdidáticas nos ensinos de Física e de Ciências contemporâneas. 

 Específicos:

-Articular a formação de professores com as práticas pedagógicas e as inovações didáticasatuais do ensino de Física/Ciências;-Elaborar propostas de modernização de recursos e procedimentos didáticos empregados naspráticas laboratoriais de física e ciências;-Desenvolver materiais instrucionais para o ensino de física/ciências com base nospressupostos das reformas curriculares contemporâneas (inserção da Física Moderna, daHistória da Ciência, etc..);-Transferência dos resultados da pesquisa educacional para os campos da formação inicial e daqualificação/instrumentalização profissional do professor de Física e de Ciências. 

***

 SKEW ANÉIS DE POLINÔMIOS E QUESTÕES DE NILIDADE

(Processo nº 8159/2009)

 

Coordenador: Prof. Dr. Edilson Soares Miranda

 Vigência: 01/04/2010 a 31/03/2016

Objetivos

 - Buscar resultados de relevância na teoria de Anéis.- Fortalecimento do grupo de pesquisa através de intercâmbio acadêmico-científico com outros centros de pesquisa.- Compreender a natureza dos ideais primos em certos subanéis de anéis de polinômios com uma variável e várias variáveis- Aprimorar o conhecimento em skew anel de polinômios de tipo R[x;d], onde d é ma derivação de R.- Estudar questões sobre nilidade de anéis. 

 ***  

 TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE EM TITÂNIO PARA APLICAÇÃO BIOMÉDICA

(Processo nº 11192/2010)

 

Coordenador: Prof. Dr. Gelson Biscaia de Souza

 

Vigência: 01/11/2010 a 31/10/2012

 Objetivos - Avaliar a razão entre bioatividade e comportamento tribo-mecânico do Ti submetido a dois processos de modificação de superfícies, simultaneamente: (i) nitretação por imersão em plasma e (ii) oxidação anódica. - Produzir amostras de Ti nitretadas por imersão em plasma, e em seguida submetê-las à oxidação anódica utilizando eletrólitos à base de Ca e P;- Caracterizar as amostras quanto à morfologia, através das técnicas de microscopia eletrônica de varredura (SEM), espectroscopia de raios-X por energia dispersiva (EDS) e perfilometria, e quanto à microestrutura, através da técnica de difração de raios-X (XRD);- Caracterizar as superfícies quanto à bioatividade, através de ensaios in vitro utilizando solução simuladora de fluídos corpóreos (SBF);- Obter os perfis de módulo de elasticidade e dureza das superfícies, através da técnica de indentação instrumentada;- Obter os valores de dureza e módulo de elasticidade dos revestimentos, independentes de influência do substrato e da rugosidade da superfície, através de métodos analíticos (BHATTACHARYA e NIX, 1998; XU e PHARR, 2006);- Caracterizar a resistência ao risco das superfícies, através da técnica de nanorisco;- Comparar os resultados com informações obtidas anteriormente para outros tratamentos desuperfície no Ti (de SOUZA et al., 2010a, 2010b, 2010c, 2010d). 

 ***   

DIVERSIDADE E ASPECTOS REPRODUTIVOS DE MORCEGOS EM ABRIGOS URBANOS NO ENTORNO DA RESERVA BIOLÓGICA DAS PEROBAS, PARANÁ  

(Processo nº 11195/2010) 

Coordenador:    Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho

 Participantes: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior

                        Prof. Marcos Magalhães

                        Antonio Carlos Franco de Lima

                        Sandra Mara Milani Nishimura

                        Silvia Regina Ferreira

 Vigência: 20/10/2010 a 19/04/2012  

Objetivos - Investigar a diversidade de espécies de quirópteros que ocorrem na área de entorno da Reserva Biológica das Perobas, Paraná;- Caracterizar as colônias de morcegos em residências visitadas quanto à composição e densidade;- Analisar os aspectos reprodutivos dos morcegos. 

 

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC, PIBIC/CNPq-FA- UEM – EM ANDAMENTO

 MORCEGOS SINANTRÓPICOS DO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ, PARANÁ

(Processo 6774/2011)

 

INÍCIO: 01/08/2011  TÉRMINO: 31/07/2012

 

EQUIPE EXECUTORA:

 a) Acadêmicas: Cristina Machado Ruiz                           

                            Sabrina Thais V. S. Senkowski

b) Orientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho 

Resumo:

 

A destruição dos habitats naturais dos morcegos criou uma realidade onde esses animais passaram a conviver de forma mais intensiva com os humanos. Em ambientes urbanos, os quirópteros são considerados como animais indesejáveis e, atualmente, ainda são tratados como temíveis devido às superstições e culturas que não conhecem a importância desses em um contexto ambiental. Várias espécies de morcegos vivem em ecossistemas urbanos, utilizando recursos fornecidos direta ou indiretamente pelo homem, como edificações, plantas e iluminação noturna. Portanto, o objetivo do trabalho será realizar um levantamento dos morcegos encontrados na área urbana de Goioerê, Paraná. As coletas serão realizadas mensalmente, durante quatro noites, conforme agendamento prévio por parte da população e terão início ao pôr-do-sol, no período de agosto a dezembro de 2009 As capturas serão realizadas com o auxílio de redes de neblina com tamanho de 14 metros de comprimento por 3 metros de altura. Essas redes serão armadas entre 0,5 a 3,0 metros acima do solo, posicionadas nos locais de saída dos morcegos junto ao forro das residências. Para a extrapolação da riqueza de espécies, será utilizado o software EstimateS (VERSÃO 8.2.0), com o método não paramétrico Bootstrap. Os demais dados serão analisados por meio de estatística descritiva e representados por percentuais. Este estudo será de grande contribuição acerca das informações sobre a quiropterofauna sinantrópica do município de Goioerê, Paraná.

 *** 

DÍPTEROS ECTOPARASITAS DE MORCEGOS DO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ, PARANÁ

(Processo 8539/2011)

 

INÍCIO: 01/11/2011  TÉRMINO: 31/10/2012

 

EQUIPE EXECUTORA:

 a) Acadêmica: Camila Danielle de Souza Felix

b) Orientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho 

Resumo:

 Existem poucos estudos sobre os ectoparasitas de morcegos em relação aos aspectos ecológicos relacionados ao parasitismo, como a constituição das comunidades ectoparasitas e os padrões de infestação bem como, os fatores que os regulam. O objetivo do estudo será investigar a riqueza de espécies de ectoparasitas encontrados em morcegos na área urbana de Goioerê, Paraná. As coletas serão realizadas mensalmente, durante quatro noites, conforme agendamento prévio por parte da população e terão início ao pôr-do-sol, no período de novembro de 2011 a outubro de 2012. As capturas de morcegos serão realizadas com o auxílio de redes de neblina com tamanho de 14 metros de comprimento por 3 metros de altura. A coleta de ectoparasitas será efetuada manualmente ou com auxílio de pinça reta de ponta fina. Os espécimes serão conservados em álcool 70% e identificados com auxílio de microscópio estereoscópico. Os dados serão analisados por meio do estimador não paramétrico Bootstrap e estatística descritiva. 

***

    

SISTEMA DE VÁCUO E GÁS PARA CAVIDADE DE BOMBEIO DE LASERS DE TERAHERTZ

(Processo 4911/2011)

 

INÍCIO: 01/08/2011  TÉRMINO: 31/07/2012

 

EQUIPE EXECUTORA:

 a) Acadêmica: Waldinéia Maria da Silva Dal Boit

b) Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

c) Co-orientador: Prof. Dr. José Roberto Dias Pereira

Resumo:

O intervalo espectral entre 0,1 e 10,0 THz é costumeiramente denominado de região do Terahertz. Radiações altamente coerentes podem ser geradas nessa região espectral através da oscilação laser de moléculas polares excitadas por bombeamento óptico, onde a radiação laser infravermelha emitida pelo laser de CO2 é absorvida pelo gás contido na cavidade de bombeio. O gás, geralmente metanol e seus isótopos, é excitado opticamente, criando uma inversão de população de níveis torso-rotovibracionais neste meio material. Com a inversão de população, o meio torna-se amplificador, e dentro de uma cavidade ressonante composta por espelhos confocais pode produzir emissões lasers na região do Terahertz. Para isso é necessário um controle do tipo e da pressão do gás dentro da cavidade. Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de vácuo e uma linha de gás para uma cavidade ressonante para geração de lasers de Terahertz. 

 

***

 SOFTWARE PARA RECONHECIMENTO DE OBJETOS COLORIDOS EM FILMAGENS DIGITAIS, PARA APLICAÇÃO EM ESTUDO DO MOVIMENTO (CINEMÁTICA).

(Processo 2731/2010)

 

INÍCIO: 01/08/2010  RMINO: 31/07/2011

 

EQUIPE EXECUTORA:

 a) Acadêmica: Waldinéia Maria da Silva Dal Boit

b) Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

 Resumo: 

O emprego de imagens (fotos ou filmagens) para análise de movimentos mecânicos é uma prática muito comum. O advento da gravação digital tornou essa atividade ainda mais utilizada. Para facilitar essa análise em imagens digitais diversos programas (softwares) foram desenvolvidos, mas eles têm uma limitação: os objetos de interesse devem ser visualmente encontrados e marcados. Neste projeto utilizaremos o conceito de conjunto da cores quase homogêneas para desenvolver um software capaz de localizar um objeto colorido numa imagem. Com isso será possível rastrear seu movimento, podendo ser utilizado como ferramenta didática em aulas de cinemática.

 

   

PROJETO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI/CNPq-UEM -

EM ANDAMENTO  

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO PARA GERAÇÃO DE LASERS DE TERAHERTZ

(Processo 4832/2011)

 

INÍCIO: 01/08/2011  TÉRMINO: 31/07/2012

 

EQUIPE EXECUTORA:

a) Acadêmica: Keila de Prince

b) Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

c) Co-orientador: Prof. Dr. José Roberto Dias Pereira 

Resumo:

O intervalo espectral entre 0,1 e 10,0 THz é costumeiramente denominado de região do Terahertz. Radiações altamente coerentes podem ser geradas nessa região espectral através da oscilação laser de moléculas polares excitadas por bombeamento óptico, onde a radiação laser infravermelha emitida pelo laser de CO2 é absorvida pelo gás contido na cavidade de bombeio. O gás, geralmente metanol e seus isótopos, é excitado opticamente, criando uma inversão de população deníveis torso-rotovibracionais neste meio material. Com a inversão de população, o meio torna-se amplificador, e dentro de uma cavidade ressonante composta por espelhos confocais pode produzir emissões lasers na região do Terahertz. Em baixas temperaturas, em torno de -10oC  , a eficiência do laser emitido pela cavidade de bombeio é melhorada permitindo assim a sintonia de linhas espectrais mais afastadas.  

Este projeto tem como objetivo desenvolver e construir um sistema de refrigeração para a cavidade de bombeio óptico para geração de lasers de Terahertz com acoplamento longitudinal. 

 

**

 DESENVOLVIMENTO DE CAVIDADE RESSONANTE PARA GERAÇÃO DE LASERS DE TERAHERTZPOR BOMBEAMENTO ÓPTICO COM ACOPLAMENTO LONGITUDINAL.

(Processo 8701/2010)

 

INÍCIO: 01/08/2010  TÉRMINO: 31/07/2011

 

EQUIPE EXECUTORA:

a) Acadêmico: Luiz Carlos Gomes Filho

b) Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

c) Co-orientador: Prof. Dr. José Roberto Dias Pereira

Resumo:

A intervalo espectral entre 0,1 e 10,0 THz é costumeiramente denominado de região do Terahertz. Radiações altamente coerentes podem ser geradas nessa região espectral através da oscilação laser de moléculas polares excitadas por bombeamento óptico, onde a radiação laser infravermelha emitida pelo laser de CO2 é absorvida pelo gás contido na cavidade de bombeio. O gás, geralmente metanol e seus isótopos, é excitado opticamente, criando uma inversão de população de níveis torso-rotovibracionais neste meio material. Com a inversão de população, o meio torna-se amplificador, e dentro de uma cavidade ressonante composta por espelhos confocais pode produzir emissões lasers na região do Terahertz.

Este projeto tem como objetivo desenvolver e construir uma cavidade ressonante para geração de lasers de Terahertz por bombeamento óptico comacoplamento longitudinal.    

 

***

  PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO  BIBLIOTECA DO CRG: UM INCENTIVO A LEITURA E A PESQUISA ESCOLAR

(Processo nº 4422/2008) 

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Irene Yukiko Kimura

Participantes:  Aparecida Malagolini (Bibliotecária)    

 Prof.ª Ms. Daliana Cristina de Lima Antonio    

Prof. Dr. Edilson Soares Miranda    

Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho   

  Prof. Dr. Ivan Paulo Akatsu    

 Prof.ª Keila Fernanda Raimundo    

Prof.ª Nathália Cristina Ortiz da Silva    

Prof. Saulo Rodrigo Medrado    

Prof.ª Dr.ª Simone Fiore

Prof. Ms. Valdinei Cesar Cardoso

Acadêmicos:  Djanira Bastos Moutinho

    Tatiane Aparecida de Souza Ribeiro

  Alunos e docentes de outras instituições: Rafael Victor Santos Ferreira 

  Joselaine Bispo Guimarães de Souza  

Prof.ª Tânia Regina Minzon Lima  

Prof.ª Maria de Lourdes José Schitikoski

Prof.ª Rosemeire Gomes

                             

Vigência: 10/04/2008 a 09/04/2012

 

 **  

 

MUSEU DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, CAMPUS REGIONAL DE GOIOERÊ, PARANÁ (Processo nº 10400/2011)

  

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

 Participantes:     Douglas Márcio Aparecido Bonette

                            Luzinete Andrade Reis Bonette

  Vigência: 03/10/2011 a 10/12/2012 
   

 

PROJETOS DE PESQUISA ENCERRADOS

   

LABORATÓRIO DE LASERS DE TERAHERTZ (PROCESSO Nº 2442/2006)

  

Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

 Participantes:     Prof. Dr. Anderson Reginaldo Sampaio

                            Profª. Drª. Elida de Paula Moraes Corveloni

 

Vigência: 23/10/2006 a 22/10/2009

 Resumo: Este projeto tem como objetivo principal a montagem de um laboratório de pesquisa em lasers na região do terahertz. Este laboratório será utilizado para geração e caracterização de novas transições laser no terahertz., e trabalhará em cooperação com o Grupo de Lasers e Aplicações (GLA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).As emissões lasers deste laboratório serão utilizadas para o estudo de propriedades ópticas de materiais específicos utilizados na confecção de componentes ópticos na região do terahertz. Futuramente pretende-se testar possíveis aplicações tecnológicas destas ondas coerentes de terahertz e dos componentes ópticos em equipamentos para obtenção de imagens para diagnóstico médico.

Publicações Relacionadas:   DCOOD optically pumped by a 13CO2 laser: new terahertz laser lines. Applied Physics. B, Lasers and Optics. 2008.   DCOOD Optically Pumped by a 13CO2: New Terahertz Laser Lines. 6th Ibero-American Conference on Optics (RIAO); 9th Latin-American Meeting on Optics, Lasers and Applications (OPTILAS). Campinas. American Institute of Physics (AIP) Conference Proceedings. 2008. American Institute of Physics (AIP).  

Continuos and Pulsed THz generation with molecular gas lasers and fhotocoductive antennas gated by femtosecond pulses. 6th Ibero-American Conference on Optics (RIAO); 9th Latin-American Meeting on Optics, Lasers and Applications (OPTILAS). Campinas. American Institute of Physics (AIP) Conference Proceedings. 2008. American Institute of Physics.

 
 

 

 

UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS POR DIABÉTICOS DO MUNICIPIO DE GOIOERÊ

(Processo nº 6700/2007)

  

Coordenadora: Profª. Drª. Marli Aparecida Defani

Participantes:

Acadêmicas Luisa Raquel Russo; Maria Rosângela Dias França, Regina do Carmo Nascimento e Sueli de Lurdes Rossi  

Objetivos

Levantar o número de pessoas diabéticas do município de Goioerê, associadas à ADHIGO, que utilizam plantas com propriedades medicinais antidiabéticas;Avaliar o que essa população diabética conhece sobre as plantas medicinais;Confirmar através de pesquisa bibliográfica a ação antidiabética das plantas utilizadas pela comunidade diabética;Orientar as pessoas que fazem uso de plantas com propriedades antidiabéticas quanto aos riscos do uso indiscriminado das mesmas.

  
 

ABORDAGENS DE ENSINO E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

(Processo 2324/2009) 

 

Coordenadora: Profª. Drª. Renata de Souza Panarari Antunes

 Participantes:     Profª. Drª. Marli Aparecida Defani

                            Profª. Ms. Maria Estela Gozzi

 

Vigência: 08/04/2009 a 07/01/2010

 

Objetivos

 - Avaliar as abordagens de ensino em livros didáticos de Ciências e constatar se estão em consonância com as teorias atuais de ensino e com os parâmetros utilizados pelo PNLD para seleção do livro didático;

- Analisar as sugestões de atividades de laboratório em livros de didáticos de Ciências, verificando a sua presença ou ausência, bem como a adequação das propostas em relação à sua execução, segurança, à série aplicada, conectividade com o conteúdo, e análise de resultados.

  

***

 

DETERMINAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE INTERMEDIÁRIOS E PRODUTOS FINAIS DA REAÇÃO DE HIDRÓLISE ALCALINA DOS ÍONS N-ALQUIL-4-CIANOPIRIDÍNIOS E SEUS DERIVADOS.

(Processo nº 375/2008)   

Coordenadora: Profª. Ms. Simone Fiori

 Vigência: 18/01/2008 a 17/01/2010

  ***  

 

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS: MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL – PARTE II

(Processo nº 4850/2008)

  

Coordenador: Prof. Dr. Doherty Andrade (DMA)

 

Participante: Prof. Dr. Maurício Luciano Pelicer (DCI)

 Vigência: 19/11/2008 a 06/07/2010  

***

  EFEITO DE BORDA SOBRE OS MORCEGOS DO PARQUE MUNICIPAL DO CINTURÃO VERDE DE CIANORTE, PARANÁ

(Processo nº 8353/2009)

 

Coordenador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho

 

Vigência: 12/09/2009 a 11/09/2010

Objetivos

 - O presente estudo tem por objetivo investigar o efeito de borda sobre a riqueza e abundância de espécies de morcegos em Floresta Estacional Semidecidual do Parque Municipal do Cinturão Verde de Cianorte, uma unidade de conservação localizada no noroeste do Paraná;- Investigar a possível relação entre os efeitos de borda e as estações do ano sobre a diversidade de morcegos.


 


 
  


 

 PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/CNPq-FA- UEM – (ENCERRADOS)  

SISTEMA DE SCANNER ÓPTICO PARA LASERS DE CO2

(Processo nº 6051/2008)

 

INÍCIO: 01/08/2008  TÉRMINO: 31/07/2009

 

EQUIPE EXECUTORA:

 a) Nome do Acadêmico: Sheila Aparecida de Souza

b) Nome do Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

  

OBJETIVO

 Desenvolver um sistema de scanner baseado em galvos para ser utilizado com lasers

de CO2 de alta potência, controlado com precisão por um microcomputador.

  ***  

UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS POR DIABÉTICOS DO MUNICIPIO DE GOIOERÊ

(Processo nº 5733/2008)

 

INÍCIO: 01/08/2008  TÉRMINO: 31/07/2009

 

EQUIPE EXECUTORA:

 a) Nome do Acadêmico: Thaisa Karin Barbosa

b) Nome do Orientador: Profª. Drª. Marli Aparecida Defani

  

OBJETIVOS

 • Levantar o número de pessoas diabéticas do município de Goioerê que utilizam plantas com propriedades medicinais antidiabéticas;

• Avaliar o que essa população diabética conhece sobre as plantas medicinais;

• Confirmar através de pesquisa bibliográfica a ação antidiabética das plantas utilizadas pela comunidade diabética; 

 

*** 

 

 UTILIZAÇÃO DO LASER EM LABORATÓRIOS DIDÁTICOS.

(Processo nº 3542/2009)

 

INÍCIO: 01/08/2009  TÉRMINO: 31/07/2010

 

EQUIPE EXECUTORA:

 a) Nome do Acadêmico: Luiz Carlos Gomes Filho

b) Nome do Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini

  

OBJETIVOS

 Desenvolver, apresentar e publicar novos métodos experimentais didáticos,utilizando como ferramenta diodos lasers.    


PROJETOS DE EXTENSÃO ENCERRADOS

  

ESTUDOS DE FORMULAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS DE CONTROLE DE QUALIDADE DA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS SANEANTES E DE LIMPEZA INDUSTRIAL

(Processo nº 12935/2007)

  

Coordenadora: Profª. Drª. Irene Yukiko Kimura

 Vigência: 19/09/2007 a 16/08/2009

 

  *** 

AVALIAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS (Processo nº 518/2007)

  

Coordenadora: Profª. Ms. Maria Estela Gozzi

 Participantes: Profª. Ms. Carmem Arias (DCI)

                        Profª. Drª. Elza Midori Schimazaki (DTP)

 OBJETIVO 

Discutir a avaliação e o ensino de ciências que se efetiva na prática pedagógica buscando analisar se nesse processo é considerado a apropriação de conceitos científicos.

 

 

Atualizado em Qua, 26 de Outubro de 2011 22:06
 
Home Projetos